Páginas

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Bolo de Canela e Nozes

Photobucket

Esta receita vinha na revista que costumam dar no Continente a "Certa" e é de 7 de Outubro de 2007.
Já a tinha por aqui e era daquelas que estavam na lista do "e depois faço".
A receita original leva Amêndoas, mas substituí por nozes e introduzi cerejas cristalizadas.

Ingredientes:

120 gr de Mel
150 gr de Açúcar mascavado
75 g de Manteiga
10 gr de Canela
20 gr de Fermento de pasteleiro -> Não tinha, usei 15 gr de fermento normal para bolos
300 gr de Farinha
75 gr de Nozes finamente raladas
75 gr de Nozes cortadas aos bocadinhos
Cerejas cristalizadas
2 dl de Leite
6 Ovos

Num tacho, junte a manteiga, o mel, o açúcar e a canela. Após levantar fervura, baixe o lume e deixe ferver lentamente, mexendo sempre, durante 3 minutos.
Retire do lume e deixe arrefecer.
Bata a farinha, os ovos, as nozes em pó, o fermento, as nozes cortadas e as cerejas cristalizadas cortadas ao meio. Adicione o leite e o preparado do mel, bata até obter uma massa levemente espessa.
Deixe repousar durante meia hora e coloque numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Leve ao forno previamente aquecido a 165º e deixe cozer cerca de 45 minutos.


Photobucket

Piteco20

Recomendado!

13 comentários:

  1. Adoro este tipo de bolos, ja disse e nao me canso! esta MAginifico...manda-me 1 fatia que estou aqui no sofá a babar!

    ResponderEliminar
  2. bem que delicia este bolo de canela.
    eu adoro canela e nozes uma bela combinaçao.
    eu tambem recebo a branca de neve mas confesso ainda nao fiz nenhuma receita.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. As cerejas são dos poucos frutos cristalizados que como. O aroma da canela conquista-me e isso é suficiente :)

    ResponderEliminar
  4. Deste bolinho excluíria apenas o mel e as cerejas cristalizadas, porque não gosto! Tudo o resto é muito benvindo, principalmente as nozes! E fermento de pasteleiro também não conheço! O bolo ficou com um contraste de cores fantástico :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  5. A ver pelas fotos o bolo ficou fantástico, eu apenas retirava as cerejas cristalizadas.. pois não gosto!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. o aspecto interior é delicioso!! eu adoro nozes!!!! beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que aspecto tão apetecível!
    Comia agora essa fatia!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Este bolo é super útil para mim porque agora tenho lá em casa um montão de nozes que ofereceram... Só preciso de paciência para partir as nozes!! Lol
    Beijocas*

    ResponderEliminar
  9. Que belo bolinho e com canela adoro.
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Definitivamente o teu blog é impróprio para mulheres grávidas...

    ResponderEliminar
  11. Ficou com uma cor bem bonia... com canela?!
    Vou adorar!!!
    jitos
    tina

    ResponderEliminar