Páginas

domingo, 15 de julho de 2012

Bolo de Carnes * Aproveitamento de Sobras


Não tenho vindo aqui porque a desmotivação tomou conta de mim, por aqui não existe um mês fácil e, apesar de eu parecer muito feliz com o facto de querer e fazer workshop's, a verdade é que o dinheiro para isso tem de ser junto, tudo o que se ganha tem de ser pensado e contas feitas aos cêntimos para não falhar nada, porque quem ganha pouco mais que o vencimento minimo, tem contas para pagar, responsabilidades, o dinheiro não dá para tudo e, sair de casa com um tempo espectacular e gastar combustível ou dinheiro em transportes está fora de questão, pois esse dinheiro faz-me falta para comprar pão durante a semana ou ir ao supermercado.
Como tenho vindo a dizer ao longo dos posts, por aqui não se deita nada fora, congela-se para futuras refeições.
Este bolo já o tinha feito aqui só não usei maionese, porque não tinha, as carnes que vão sobrando de várias refeições são desfiadas e congeladas e vou juntando.

Ingredientes:
375 gr de Farinha
3 Ovos
2 de de Leite
1,5 dl de Óleo
4 colheres de sopa de maionese (não usei)
1 colher de sopa de Fermento
Aproveittamento de sobras - carnes, enchidos, peixe, etc
Queijo ralado

Misturar todos os ingredientes e mexer muito bem.
Picar os aproveitamentos de forma grosseira na picadora e verter tudo para uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e levar ao forno a 180º durante cerca de 50 minutos ou até o palito sair seco.
Como tinha um resto de queijo ralado e bacon congelados, coloquei por cima antes de ir ao forno.


16 comentários:

  1. Minha querida aqui em casa tb nada se estraga tudo se transforma, tal como tu eu tb congelo carnes peixes... cozo a broa ao domingo e mal sai do forno é embalada e congelada ao longo da semana vamos tirando da arca e está sempre boa....

    que maravilha este teu bolo de carnes, adorei!!!


    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Ainda estou na aldeia e é-me difícil o contacto pela net, em que disponho de pouco tempo, mas sempre que posso, vou dando uma espreitadela às cozinhas das amigas. Hoje foi a tua vez (he,he)!
    Não desanimes nem esmoreças, diz-te quem já passou por isso muitas vezes. Tu és uma "cozinheira" inteligente, e a prova está nestas receitas simples e tão saborosas como nutritivas, sendo ao mesmo tempo económicas, com que nos vais brindando. E mesmo que não haja sobras de carne nem de peixe, podem fazer-se com uns quantos camarões dos mais baratos só para dar o gosto, com cogumelos e queijo ralado (que têm muitas proteínas), com legumes (abóbora ralada e escorrida, feijão verde cozido em pedaços, ervilhas). Depois é só acrescentar uma boa salada mista para acompanhar e um copo de sumo de frutos da época, para a tornar mais saudável. Vou levar a tua receita, obrigada pela partilha. E melhores dias virão, nada de desanimar! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  3. Uma deliciosa sugestão, ficou com muito bom aspecto.
    Espero sinceramente que a motivação e tudo o resto melhore!

    ResponderEliminar
  4. Que lindo bolo de carnes, gosto destas receitas em que podemos reciclar pequenas sobras de outras receições. Os tempos são de crise, mas acho que com crise ou não, é errado deitar comida para o lixo.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. A vida é feita de fases e que por vezes levam algum tempo a passar. Não desanimes, pelo que vejo tu és uma pessoas cheia de capacidades. Tudo irá melhorar.
    Quanto ao teu bolo ficou lindo e deve ter ficado uma delícia.
    Ânimo e força!!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Amo bolos salgados que maravilha deve ter ficado saboroso beijos

    ResponderEliminar
  7. Realmente a vida está muito difícil e tudo o que se poder aproveitar é uma mais valia para não se gastar muito dinheiro :)
    Mas é desses aproveitamentos que muitas das vezes saem receitas fantásticas, como é o caso dessa tua receita :)

    Bjokas e bom domingo :)

    ResponderEliminar
  8. Temos mesmo que reaproveitar tudo, sempre! Otima sua receita1
    Bjs
    Mel

    ResponderEliminar
  9. É uma boa ideia...por norma uso o sistema de quiches mas esta também é uma excelente ideia...força amiga...umas caminhadas ao ar livre para levantar o animo :O)

    Beijijinhos
    Elisabete Cruz
    http://tralhasepanelas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Compreendo-te.. e eu ñ tenho uma família, mas nos tempos q correm c o trabalho incerto, temos q ponderar mt bem os gastos q fazemos, p dps ñ faltar $$ p as coisas verdadeiramente essenciais.. Infelizmente, o dinheiro é preciso e às xs sentimo-nos escravos dele.. Mas, melhores dias virão! E enquanto isso, vamos fazendo estas coisas maravilhosas nas nossas cozinhas :) O teu bolo de carne ficou mt apetitoso :) Bjinhos e ânimo!

    ResponderEliminar
  11. Olá,

    Adorei o teu bolo de carne, aqui em casa tambem tudo se transforma, os euros custam muito a ganhar e cada vez mais são uma espécie em vias de extinção.

    A vida está cada vez mais difícil e começo também eu, que sempre fui uma pessoa muito óptimista a ver o futuro a ficar incerto, mas não nos podemos deixar levar por tristezas. Eu antigamente morava numa zona que ficava perto de tudo, ir passear não passava obrigatóriamente por levar carro, porque podia ir a pé a muitos sitios, ou mesmo se fosse de carro o trajecto era curto. Agora com a mudança de casa, ganhei uma casa maior, um quintal, uma horta, mas tenho de ir de carro para todo o lado e aqui não há autocarros. O consumo de combustível disparou e hoje em dia gastamos mais 150€ de gasoleo por mês do que na outra casa, tal como tu passo fins de semana que nem saimos de casa durante o dia, mas ao fim o dia, vamos dar um passeio a pé e sabes que até comecei a olhar para as flores do campo de maneira diferente, apanhamo-las e depois vimos para casa, secamo-las e fazemos arranjos, ficam lindas nas jarras. O meu filho adora estes passeios pela natureza.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Esta receita ficou fantástica! Adorei o aspecto...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Muito boa esta receita. Gosto imenso de bolas de carne.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  14. Gostei muito desta bola de carnes, parece mais light do que elas normalmente são :) Não desanimes, porque tudo melhora. A vida não está fácil para muita gente mesmo, mas temos de resistir, não há outra solução :) Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Olá minha querida, já estou de regresso. Este teu bolo de carnes é uma excelente ideia para os tempos difíceis que atravessamos. Estes 4 dias aí em Portugal fizeram-me ver o quanto está complicada aí a vida... Fiquei triste com situações que vi e que nunca imaginei ser possível que isso acontecesse aí... Mas animo e muita fé! Pois a esperança é a última a morrer.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já via nas noticias o que se passa aí, de como a vida das pessoas está difícil, mas ver nas noticias não é o mesmo que ver ao vivo pessoas vestidas normalmente contarem os tostões para comprar um saco de pão... Fiquei chocada pois a realidade é muito mais crua do que eu sempre pensei. Sempre tive esperança que as coisas melhorassem aí, mas desta vez tive a certeza que enquanto (como tu bem dizes) tivermos corruptos a governarem-nos Portugal e os Portugueses são uma nação e um povo a caminhar para o fim.... É triste mas é a verdade...

      Eliminar