Páginas

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Pão de Ló


Esta receita provavelmente irá ser das últimas este ano a ser colocada aqui no blog, tenho mais 2 e depois não sei quando voltarei a poder colocar aqui fotografias.
É simples! Na passada Segunda-Feira, a minha máquina fotográfica terminou o seu ciclo de vida, ou por outras palavras menos pomposas - morreu! 
Ainda consegui fotografar uns muffins que fiz, mas muito mal, o foco era para esquecer e, seleccionar algum modo era o drama! 
E, como não há dinheiro no imediato para comprar uma máquina e recorrer ao crédito, está completamente fora de questão, por isso não sabendo o que o mês de Janeiro aí tão perto nos reserva e, vou começar a ter escalão para o IRS vai ser lindo ver o meu vencimento que é uma fortuna que me permite viver à grande sem contar trocos - ironic mode on - a ser reduzido. E não estou a falar de máquinas cujos valores ascendem aos 300/400€ (era bom era) mas uma simples de 80,00€ por exemplo, actualmente já sai fora do orçamento e é inesperado!
Tenho esperança nas promoções malucas do Natal e comprar alguma coisa minimamente decente e em conta, a ver vamos. Caso contrário vou ter mesmo de começar a ter fotografias péssimas tiradas com o telemóvel, mas é melhor que nada!
E assim também adio o Giveaway que ia decorrer já em Dezembro para a comemoração do 4º aniversário do blog, a 8 de Janeiro. só boas noticias portanto! 

Esta receita de pão de ló, como algumas pessoas já puderam acompanhar via Facebook, trouxe-a num papelinho quando estive em Setembro nos meus pais, foi uma amiga da minha mãe que ma deu. A receita dela leva laranja, mas decidi saltar essa parte.

Vamos lá aos ingredientes:
(Reduzi para metade as quantidades desta lista)

Image Hosted by ImageShack.us

Pré-Aquecer o forno a 180º.
Bater as claras em castelo e reservar.
Bater muito bem o açúcar com as gemas até obter um creme claro e homogéneo.
Se optarem por usar, juntar o sumo e raspa da laranja.
Adinioar a farinha com o fermento e misturar muito bem.
Por fim envolver as claras em castelo e levar ao forno numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, durante 40 minutos ou até o palito sair seco.
Fica um bolinho muito bom e a sua textura muito fofa é muito agradável acompanhada com um café. Para não variar, reduzi ligeiramente a quantidade de açúcar.
Decidi fazer um Curd de Framboesa (que ainda consegui fotografar e cuja receita fica para outro post, mas se quiserem ir adiantando é ir ao blog Coco & Baunilha pois os Curd's maravilhosos vêm todos de lá) que serviu para fazer um género de meia cobertura e ficou divinal!


22 comentários:

  1. Tem um aspecto muito fofinho, vou levar a receita pois os meus pão de ló nunca ficam assim com este aspecto tão bom!!

    beijinhos e se precisares de alguma coisa diz!

    ResponderEliminar
  2. Espero que caia uma máquina fotográfica do Céu e aterre nos teus braços (vá, sonhar ainda não custa nada!!!).
    Esse teu bolo está tão lindo, que maravilha!

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto e a cobertura? é de babar! bjks

    ResponderEliminar
  4. Ficou lindo e com um interior bem apetitoso.
    Pena a tua maquina ter ``morrido`` eu dantes tirava com telémovel e até não saiam assim tão mal, se bem que uma maquina é bem melhor.
    bj

    ResponderEliminar
  5. Deve ser tão bommmm!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Lamento pela tua máquina, mh querida... Tb ñ imagino viver sem a minha, ainda por cima, qd temos esta paixão pela cozinha e queremos partilhar c os outros... Mas, pede uma máquina pelo natal, quem sabe os familiares não fazem uma 'vaquinha' e tds contribuem p a tua felicidade :) Q lindo pão de ló, e esse curd fica mesmo maravilhoso! Bjinhos e ânimo!

    ResponderEliminar
  7. O bolo tem um ar delicioso! Esperemos que o Pai Natal te traga uma máquina fotográfica, para nos poderes continuar a presentear com estas delicias! Há que acreditar em milagres de Natal, não?! ;)
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  8. Este bolo está lindíssimo!! Nunca provei curd de framboesa, mas estou tentada... :)
    Quanto ao resto, vamos esperar que em breve se resolva, pois não queremos ficar sem estas receitas maravilhosas! :)

    ResponderEliminar
  9. Mais um bolo delicioso, gostei muito!
    Bjs
    Mel

    ResponderEliminar
  10. Faz uma vaquinha....este bolinho parece-me muito bem. Tens ideia para quantas pessoas dará?

    ResponderEliminar
  11. Olá um dia de cada vez!!!!Vais ver que isso vai melhorar !!!!Para todos nós deste pais ...Que maravilha de pão de ló. bjs

    ResponderEliminar
  12. Essa cobertura deve ser uma delícia!
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. O teu bolo está lindo! Uma maravilha com esse curd de cor fabulosa.
    Que pena, espero que consigas uma máquina numa super promoção. Eu ando a juntar dinheiro para uma há imenso tempo... mas já nem sei se compre. Tenho é de poupar.
    O teu telemovel não tira fotos? As do meu não são grande coisa, mas há uns que tiram boas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. bem ja estou a ver que nao sou so eu pois a minha tb esta cuse a dar o berro mas ja pedi ao pai Natal vamos la ver bem o teu bolo esta uma maravilha e esse creme fica super bjs e tudo de bom

    ResponderEliminar
  15. Que lindo pão de ló, ficou bem fofinho!!!!!

    ResponderEliminar
  16. Oh !
    Mas eu não queria ficar sem as tuas publicações ! :(

    Compreendo-te, mas mesmo que as fotos não tenham muita qualidade, publica, pois o que interessa é a presença... melhores dias virão e a tua oportunidade de comprares uma nova chegará, acredita ! :)
    Pensa nisso !

    O teu pão de ló está fabuloso, adorei a textura e a idéia de teres feito esse curd de morango para o cobrir, ficou lindíssimo, muito bem vestido ! :))

    Beijinhos grandes

    Isabel

    ResponderEliminar
  17. Está mesmo super apelativo!! Comia já uma fatia com chá ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar